Páginas

sábado, 2 de junho de 2012

Chapéus

Chapéus foram os queridinhos desse verão, mas não é porque o inverno está chegando que você vai ter que colocar os seus no armário.
A regra geral dos chapéus é que o tamanho da aba tem que ser proporcional à sua altura, ou ainda que, quando o modelo é quadrado fica melhor em rostos redondos, e vice-versa. Porém, como cada rosto é diferente, vale comprar o que você gosta, não o que cabe na regra. Não é só porque é uma pessoa alta que não pode usar clochês, ou tem o rosto quadrado e não pode usar panamás.

O Floppy foi o mais amado no verão, e de fato, é mais difícil usá-lo no inverno. Foi popular com biquínis, vestidos soltinhos e roupas mais delicadas. Para o frio, a mesma regra vale: camisetas transparentes, rendadas, meias finas, óculos de sol e nada muito pesado. Cuidado! Esse chapéu deixa a pessoa mais baixa, então não abuse se é baixinha.


Gorros, ou bonnet, pra ficar mais chique, são os clássicos do inverno. Com várias cores, cortes, estilos e texturas, podem ser usados com qualquer tipo de roupa, aparência, altura e estilo. Tem aqueles mais rock, os mais delicadinhos, os que ficam caidinhos pra trás, os alternativos e vários outros. Dá pra usar e abusar, só não vale colocar em ocasiões mais chiques, é muito melhor pra sair na rua.


Esse chápeu é um modelo totalmente redondo, na copa e nas abas. Por ser um chapéu extremamente masculino, não é recomendado combiná-lo om coisas muito delicadas, mas é legal criar um certo contraste entre a masculinidade do chapéu e o feminino das roupas.


O panamá e o fedora são os modelos clássicos e mais conhecidos dos chapéus. Ambos são tradicionalmente masculinos e eram feitos de palha, possuem abas médias e um côncavo em sua copa. A única diferença entre eles é que a aba da fedora é abaixada na frente e levantada atrás, enquanto a do chapéu panamá é levantada em todos os lados. Para dar uma afeminada no look escolha um chapéu com a fita mais clara ou floral, ou um feito de fibras como a palha, embora tons pastéis ou cores claras no chapéu também funcionem.

O clochê é chapéu mais afeminado e o mais vintage de todos; dá um ar retrô de 1910 muito clássico. Fica bem em rostos redondos ou quadrados, mas não funciona em rostos ovais, alongados ou triangulares. Deve ser usado com roupas mais leves e delicadas, mas também fica lindo com um casado 7/8 no inverno. Não podemos esquecer das estampas, poá, listras, e meias finas claras ou suaves.

Agora já dá pra comprar o seu preferido e combinar com suas roupas, e esbanjar estilo em qualquer época do ano. O que eu mais gosto é o clochê, e vocês?

Giulia

Nenhum comentário:

Postar um comentário