Páginas

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Sexta-feira 13



Ninguém sabe direito como a superstição surgiu. Alguns dizem que é porque Jesus foi crucificado em uma sexta-feira 13. A mitologia nórdica apresenta outras duas versões: Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça. Há também quem acredite que convidar 13 pessoas para um jantar é uma desgraça, simplesmente porque os conjuntos de mesa são constituidos, regra geral, por 12 copos, 12 talheres e 12 pratos.

Segundo outra versão, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a frigadag, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio, os 13 ficavam rogando pragas aos humanos. Da Escandinava a superstição espalhou-se pela Europa.





Origem à parte, aí vão algumas coisas que você provavelmente não sabia sobre o número 13:




  • A fobia ao número 13 tem o nome de triskaidekaphofia e que a o medo específico da sexta-feira 13 é chamado de parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia. Ok, melhor dizer "fobia ao número 13" do que tentar pronunciar isso".



  • Segundo o Instituto da Fobia de Ashville, na Carolina do norte (EUA), estima-se que 17 a 21 milhões de americanos ficam em casa quando é sexta-feira 13, devido ao medo de lhes poder acontecer alguma coisa.



  • Segundo um recente estudo da maior seguradora britânica, existem mais registos de acidentes nas sextas-feiras 13 … com um acréscimo de 13%! Tá, isso já foi mais impressionante.



  • No Japão e em alguns países da Ásia, o número 13 não existe nos prédios.



  • O cantor Roberto Carlos, que é muito supersticioso, simplesmente tira folga, não só nas sextas-feiras treze mas também em todos os dias 13 do ano, para evitar maus agouros.



  • No judaísmo o número 13 não indica o fim, mas sim a transformação, o renascimento.



  • Nos Estados Unidos o número 13 é estimado porque eram 13 os estados que inicialmente constituíam a Federação norte americana.



  • Para os místicos, este dia está associado à evolução do ser, sendo um dos dias mais poderosos, pois o número 13 somado é igual a 4, e este representa os quatro elementos: àgua, terra, fogo e ar.



  • O cubano Fidel Castro, o cantor Stevie Wonder, o ex-presidente americano Thomas Jefferson, o campeão de xadrez Gary Gasparov, o fundador da Cientologia L.Ron Hubbard e a ex-primeira ministra da Inglaterra Margaret Tatcher nasceram em uma sexta-feira 13.


Fontes: Wikipédia e Blog Sexta-Feira 13.




E aí, viram algum gato preto hoje? Comentem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário