sábado, 1 de dezembro de 2012

Entrando na Dieta

Conforme chega o final do ano, e consequentemente o verão, aumenta a preocupação com o peso. Não dá pra ir à praia com aqueles pneuzinhos ou celulite, então, à partir de outubro começa o mês da dieta.

Uma delas, que já vi várias pessoas fazendo, é a dieta da proteína. Esta consiste em, basicamente, ingerir somente proteína por ao menos uma semana, com uma lista bem restrita de alimentos. Carne bovina, de aves, suína e peixe são algumas das poucas comidas permitidas. Não sei bem, mas a Lari sabe melhor como funciona e pode explicar com mais detalhes.

Eu, particularmente, não sou muito à favor dessa dieta por alguns motivos:
  • A quantidade de carboidratos é ínfima. Ok, mas qual é o problema? Assim emagreço mais rápido! O corpo precisa de carboidratos para funcionar completamente. Ingerimo-los por algum motivo, já pensaram nisso?
  • A mudança de alimentação é muito abrupta. Você abre mão de muita coisa rápido demais, e depois que acabar a dieta só vai conseguir manter o peso com uma alimentação apropriada. Agora pense bem: se você teve que mudar a alimentação para perder peso, quer dizer que tinha alguma coisa errada com a antiga. Se você quiser manter o peso, precisa de uma rotina aliementícia que possibilite isso, mas se não houver um período de adaptação pode ser difícil.
Mas é inegável que funciona muito bem para perder peso. Agora, o que fazer para mantê-lo? Como contruir um cardápio balanceado?

Quantidade de calorias necessárias.
É de extrema importância saber quantas calorias seu corpo necessita diariamente. Para isso, existe uma fórmula muito simples: 665 + ( 9,6 x peso em kg.) + (1,7 X altura em cm) – (4,7 X idade em anos).
Contudo, não leve essa conta muito à sério, porque cada corpo funciona de um jeito diferente. A média de calorias necessárias por dia é 1.500.

Substituir alimentos vazios.
Algumas comidas não trazem nenhum tipo de benefício para nosso corpo, só gordura; como refrigerante, chocolate, doces em geral, etc.
Não é preciso eliminá-los completamente da sua vida, só reduzir a quantidade. Se, no meio da tarde deu aquela vontade de comer chocolate, coma uma maçã ao invés.

Reduzir a quantidade de comida.
Reduzir é a palavra chave. Antes de refazer completamente sua alimentação, dê uma reduzida nela, pouco à pouco. Não precisa ser muuito.

Substituir alimentos calóricos.
Não todos, é claro. Após ter reduzido a quantidade, acrescente frutas ou saldas.

Não apressar o processo.
Lembre-se, você quer manter a alimentação (e o peso, consequentemente), pra toda a vida, precisa se acostumar a comer assim sempre.

Construir um cardápio.
Com a sua alimetnação atual e usar alguns sites para descobrir quantas calorias você come por dia e ver se precisa cortar mais alguma coisa ou não. Quando eu fiz meu próprio cardápio, acabei descobrindo que poderia colocar muitas outras coisas! {site//site}

Beba muita água.
Melhora a pele, cabelo, corpo e ajuda a emagrecer.

Fazendo o Cardápio



  • Se empanturre de frutas!

Possuem várias vitaminas que o corpo precisa, energizam e não são muito calóricas! As melhores são: maçã, que envia uma mensagem de "saciez" para o cérebro bem rápido; pêssego; laranja e uva.


  • Não se esqueça das proteínas!
Comidas com alto teor em proteína (como carnes e ovos), são muito importantes.


  • Saladinhas que emagrecem!
A maioria das saladas ajuda -e muito- a emagrecer. Repolho, alface e couve são alguns dos vegetais que requerem mais calorias para digerí-los do que eles têm. Ótimo truque!


  • Evite!
Barras de cereal, não matam a fome e possuem 100 calorias, melhor comer uma fruta. Granola, apesar de ser rica em fibras, é bem calórica, se for comer, coma um pouquinho no café da manhã. Refrigerante, xô celulite!

Não esqueça de fazer exercícios físicos. E, se for calcular quantas calorias come por dia, lembre-se de levar em conta o peso do que você come. Os sites fornecem valores calóricos baseados em peso, por exemplo: 100g de bife possuem, mais ou menos, 250 calorias; mas o bife que você come pode ter menos ou mais dependendo do tamanho.

Calorias de alguns alimentos (fonte):
Laranja - l00g - 47 calorias - unidade 46 calorias..
Maçã - 100g -59 calorias.- unidade 85 calorias.
Mamão -100g - 58 calorias.
Pêssego - unidade - 35 calorias.
Uva - 100g - 63 calorias
Picanha 01 filé 100g 287 calorias.

Água de coco - 100ml 19 calorias.
Refrigerante - 01 lata 350ml 189 calorias.
Bolo de chocolate...100 g - 359 calorias.
Brigadeiro 100g - 400 calorias.
Leite condensado. 100g 320 calorias.
Alface 100g 18 calorias.
Couve 100g 25 calorias.
Repolho 100g 21 calorias.
Batata frita 100g 274 calorias.
Big Mac unidade 590 calorias.

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